Episódio 0 4 min.
1 Fev 2020
Apresentação do Um Sobre Zero

E assim começa. A introdução. A apresentação do que aí vem.

É neste episódio que explico o porquê deste podcast, como surgiu este nome, e o que poderão esperar daqui para a frente.


Transcrição

Pois é, mais um podcast. Eu sei que já enjoa, agora é só podcasts por todo o lado. Mas ainda assim eu sinto que há espaço para este podcast ocupar um espacinho na vossa lista de podcasts. E porquê? Porque ao longo de mais de 4 décadas de vida, eu tive o privilégio de conhecer muita gente interessante no meu percurso pessoal e profissional. Pessoas das mais variadas áreas, com um conhecimento, cultura e inteligência invejáveis. E eu estou convencido que vocês também vão gostar de os conhecer.

Voltando ao podcast, ele surge exatamente para emular o ambiente criado nas conversas que nós temos, onde discutimos os mais variados temas. O resultado dessas conversas é, quase sempre, extraordinário. Mas há alguns casos em que acaba por ser um pouco bizarro. O que é perfeitamente natural quando enveredamos por conversas onde não há limites.

Portanto, já expliquei o porquê deste podcast, mas ainda não expliquei o porquê do nome: um sobre zero.

Bem, eu sou fascinado por discutir o futuro e, principalmente, por discutir as implicações que a tecnologia terá no futuro. E, tal como a expressão matemática “um sobre zero” representa algo que não conseguimos definir, também o futuro é indefinido. Mas nada nos impede de tentar ter conversas interessantes sobre o mesmo.

Mas há algo mais por trás deste nome. Este nome surge exatamente no seio das conversas que eu tenho com as tais pessoas interessantes que eu vos vou dar a conhecer neste podcast. E, entre outros temas, há um em particular que nós gostamos de discutir: a singularidade tecnológica.

Essas conversas sobre a singularidade tecnológica (que terão o prazer de ouvir em episódios que por aí virão) culminam exatamente na discussão daquele que será o futuro da humanidade num mundo onde a aceleração da tecnologia, e em particular da inteligência artificial, ascende a um valor tão próximo do infinito que é simplesmente impossível prever o que poderá acontecer.

E daí, o nome Um Sobre Zero.

Então e o que podem esperar do podcast? Muito simples. Cada episódio do podcast abordará um tema diferente e terá sempre como base um ou mais convidados cujo contributo para o tema é mais do que relevante. O formato de cada episódio será ajustado ao que cada convidado (ou convidada) tiver para oferecer.

Nalguns casos, o episódio servirá de apresentação de uma determinada tecnologia (como se fosse uma introdução para novatos), noutros casos, teremos entrevistas com pessoas que desenvolveram tecnologias interessantes ou têm uma história interessante para partilhar no mundo da tecnologia (principalmente se houver uma lição pelo meio), e noutros casos será simplesmente uma discussão sem limites. E nestes episódios, reina a especulação totalmente descontrolada.

E, naturalmente, apostando no adágio da indefinição do futuro, nada impede que surjam outros formatos diferentes mais para a frente.

O futuro assim o decidirá.

Da minha parte, fica a promessa que tudo farei para produzir episódios que sejam o mais estimulantes possível e que vos deixe com o bichinho na mente para ter conversas interessantes com os vossos amigos e colegas sobre a tecnologia e as implicações para o futuro.

Vemo-nos (ou ouvimo-nos) por aí.