Podcast
1/0 - Um sobre zero
António Lopes @ Um Sobre Zero
Olá, eu sou o António Lopes e este é o Um Sobre Zero

E é assim que começa cada episódio deste que é um podcast de conversas sobre tecnologia. Conversas que visam discutir o passado, o presente e, essencialmente, o futuro das mais variadas tecnologias.

Porquê este podcast?

Ao longo de mais de quatro décadas de existência, eu tive o privilégio de conhecer muita gente interessante no meu percurso pessoal e profissional. Pessoas com um conhecimento, cultura e inteligência invejáveis (das mais variadas áreas) que eu sinto que tenho de dar a conhecer ao mundo. E este podcast surge exatamente para emular o ambiente criado nas conversas que nós temos, onde discutimos os mais variados temas e onde não há limites até onde podemos ir. O resultado é, quase sempre, extraordinário. Nos outros casos, é só bizarro.

Porquê este nome?

A divisão de um sobre zero é uma indefinição matemática. Representa algo que não conseguimos definir, tal como o futuro. E é nesse sentido que este nome é perfeito para representar um podcast de conversas sobre o futuro, e neste caso em particular, sobre tecnologia.

Este nome surgiu exatamente no seio de um conjunto de conversas (das tais pessoas interessantes que eu tenho o privilégio de conhecer) sobre a singularidade tecnológica. Essas conversas culminaram exatamente na discussão daquele que será o futuro da humanidade num mundo onde a aceleração da tecnologia, e em particular da inteligência artificial, ascende a um valor tão próximo do infinito (como numa divisão de 1 sobre um número que tende para zero) que é simplesmente impossível prever o que poderá acontecer.

O que esperar do podcast?

Cada episódio do podcast abordará um tema diferente e terá sempre como base um ou mais convidados cujo contributo para o tema é mais do que relevante. O formato de cada episódio dependerá também do que cada convidado (ou convidada) tiver para oferecer.

Nalguns casos, o episódio servirá de apresentação de uma determinada tecnologia (como se de uma introdução para novatos se tratasse), noutros casos, abordaremos entrevistas com pessoas que desenvolveram tecnologias interessantes ou têm uma história interessante para partilhar no mundo da tecnologia (principalmente se houver uma lição pelo meio), e noutros casos será simplesmente uma discussão sem limites, em que a especulação totalmente aberta reina no episódio.

E, naturalmente, apostando no adágio da indefinição do futuro, nada impede que surjam outros formatos diferentes mais para a frente. Quem sabe, até poderemos ter episódios feitos ao vivo com dezenas ou centenas de participantes, ou mesmo episódios que possam contar com contributos dos mais variados ouvintes.

O futuro assim o decidirá.