Experimentaram fazer compras na Worten durante a Black Friday de 2018?
Se sim, devem ter-se apercebido que não foi uma experiência totalmente agradável. A infraestrutura preparada pela equipa do digital da Worten não aguentou o número absurdo de utilizadores que começou a entrar no site nas primeiras horas. Depois à medida que as horas iam passando, naturalmente, os utilizadores foram diminuindo ou distribuindo-se ao longo do tempo e o impacto nos sistemas já não se notou tanto. Mas nessa altura, a primeira impressão já tinha passado e a Black Friday de 2018 ficou marcada por esse evento.
No entanto, a equipa da Worten não se deixou ir abaixo e decidiu perceber exatamente o que se passou, onde estavam as limitações e bottlenecks do sistema e puseram mãos à obra com a mente já na Black Friday de 2019. Analisaram, experimentaram, implementaram e a Black Friday de 2019 foi um sucesso.
Não só foi um sucesso, como a equipa se apercebeu que aguentariam muito mais do que o que veio, tal foi o nível de optimização realizado das várias camadas da infraestrutura.
Neste episódio, o Pedro Melo - responsável pelo Departamento de Engenharia e Transformação Digital da Worten - explica-nos todo este processo e dá uma lição de como montar uma infraestrutura à prova da Black Friday.
Notas e Referências
- Marketplace da Worten
- AWS
- Nginx
- Redis
- ElasticSearch
- Magento
- PHP
- Alternative PHP Cache
- MySQL
- Vue.js
- Cloudfare Workers
- Kafka
- PostgreSQL
- NSQ
- Perl
- Node.js
- Angular
- Go
- Javascript
- V8
- PIM
- CMS
- Clean Code: Clean Architecture with GO
- Clean Code: Design a microservice domain model
- ArangoDB
- OLAP
- ClickHouse
- Cassandra
- DynamoDB
- Algolia
- RabbitMQ
- AMQP
- GitHub Pedro Melo
- ZeroMQ
- Nanomsg
- Amazon SQS
- Web Assembly
- Elixir
- Erlang
- AWS Elastic Beanstalk for Docker
- Spectre
- Terraform