Episódio 3 80 min.
24 Fev 2020
Sobreviver à Black Friday
Convidadas/os: Pedro Melo

Experimentaram fazer compras na Worten durante a Black Friday de 2018?

Se sim, devem ter-se apercebido que não foi uma experiência totalmente agradável. A infraestrutura preparada pela equipa do digital da Worten não aguentou o número absurdo de utilizadores que começou a entrar no site nas primeiras horas. Depois à medida que as horas iam passando, naturalmente, os utilizadores foram diminuindo ou distribuindo-se ao longo do tempo e o impacto nos sistemas já não se notou tanto. Mas nessa altura, a primeira impressão já tinha passado e a Black Friday de 2018 ficou marcada por esse evento.

No entanto, a equipa da Worten não se deixou ir abaixo e decidiu perceber exatamente o que se passou, onde estavam as limitações e bottlenecks do sistema e puseram mãos à obra com a mente já na Black Friday de 2019. Analisaram, experimentaram, implementaram e a Black Friday de 2019 foi um sucesso.

Não só foi um sucesso, como a equipa se apercebeu que aguentariam muito mais do que o que veio, tal foi o nível de optimização realizado das várias camadas da infraestrutura.

Neste episódio, o Pedro Melo - responsável pelo Departamento de Engenharia e Transformação Digital da Worten - explica-nos todo este processo e dá uma lição de como montar uma infraestrutura à prova da Black Friday.


Notas e Referências