Fotografia do convidado: João Gonçalves
João Gonçalves

João Gonçalves é Licenciado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. Atualmente é Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e Diretor do Research Institute of Medicines (iMed). É investigador principal de projetos de investigação em Imunologia, Imunoterapia e Biotecnologia Farmacêutica apoiados por entidades nacionais e internacionais.

Responsável da Unidade de Curricular de Imunologia, I&D de Biofármacos e Professor de Biotecnologia Farmacêutica no Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas. Pertence à comissão executiva do programa doutoral i3DU da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Pertence à Comissão de Avaliação de Medicamentos da Agência Portuguesa INFARMED. Foi membro de vários grupos de trabalho europeus na área do medicamento.

Os interesses de investigação englobam o desenvolvimento de estratégias antivirais utilizando anticorpos e imunoterapias aplicadas ao cancro e autoimunidade. O desenvolvimento de anticorpos e biossimilares, incluindo farmacocinética e imunogenicidade, estão dentro das colaborações de investigação clínica. Autor de mais de 130 publicações e 5 patentes.